Como se Tornar um Síndico Profissional
Para
que isso se torne uma realidade, basta fazer um curso com duração de algumas
horas, e que na maioria das vezes é realizado pela internet.
Basta
decorar o conteúdo das apostilas (on-line) e realizar a prova, e pronto, já
temos mais um Síndico Profissional formado e pronto para atuar no mercado
condominial.
Mas, será que é só isso Mesmo?
Claro que não.
Tornar-se Síndico Profissional é como dirigir um carro, ninguém tira a carteira de Habilitação em um curso on-line, para estar apto, o motorista precisa treinar em um carro de verdade no Centro de Formação de Condutores (CFC), e olha que tem gente que mesmo treinando ainda não passa.
Com o Síndico Profissional é a mesma coisa. Para se tornar um Profissional de Fato, são necessárias algumas Qualificações e Formações, e principalmente, vivência na Gestão Condominial. (saber dirigir o carro).
A vivencia ou experiência na gestão condominial, eu diria que é o mais importante, pois a realidade dos condomínios pode variar muito e, se faz necessária uma experiência e um conhecimento multidisciplinar em áreas como, Engenharia, Segurança, RH, Depto. Pessoal, Análise de Contratos, Análise de Demonstrativos e Balancetes Financeiros, Gestão de Equipe, Portaria, Controle de Acesso, Limpeza e Manutenção Geral, dentre outras tantas.
Em paralelo, um curso Superior em áreas como Direito, Administração de Empresas e Engenharia Civil seria o ideal para completar o perfil do Síndico Profissional.
É claro que os cursos realizados pela internet têm o seu valor e trazem muito conhecimento teórico ao futuro Síndico Profissional, mas, devem servir apenas como complemento à sua formação
Ser Síndico Profissional é acima de tudo, cuidar da vida de outras pessoas, cuidar da sua Segurança e de seu Conforto, sem falar que, além de tudo isso, ainda tem que cuidar do patrimônio e do dinheiro da comunidade condominial.
Portanto, concluo dizendo que: Síndicos Profissionais no mercado existem muitos, porém, Síndicos Profissionais Competentes, estes são poucos.
Comentários
Postar um comentário